sábado, 24 de março de 2012

TÊNDENCIAS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

a)A tendência Inatista-racionalista.
Busca do conhecimento “verdadeiro”. Levar destaque o Frances René Descartes para ele o ser humano desde o nascer carrega consigo a idéia que foram colocadas em seu espírito em sua mente por Deus, as idéias estão inume ao erro por serem posta na mente por Deus o ser supremo. Que o conhecimento verdadeiro está no intelecto e não advêm da imaginação ou dos sentidos como pensam alguns. As idéias já estão a priori, ou seja, anterior a experiência.  
b)A tendência Empiritista-Realista.
Que o conhecimento verdadeiro da realidade deriva direta ou indiretamente das experiências sensoriais, ou seja, o conhecimento é posteriori, ou seja, posterior a experiência o filosofo David Hume defende que a mente da criança e uma folha em branco, que ela vai aprendendo com as experiências sensoriais da vida, olfato, paladar, tato. Os sentidos são ditos como critérios de verdade para o conhecimento.
c)A tendência Criticismo.
É o estudo metódico do ato de conhecer e dos modos de conhecer doutrina filosófica que tem como objeto o processo pelo qual se estrutura o conhecimento para Kant o processo de conhecer eu ma conjunção de fatores empíricos com elementos inatos, de processos sensoriais combinados com a atividade da razão.
d)A tendência Dialética.
A tradução literal de dialética significa “caminhos entre idéias”.A dialética busca não interpreta  mas refletir acerca da realidade. A dialética tem três momentos básicos à tese que e a primeira idéia representada por a posição inatista como a tese. A antítese que é a oposição a tese que seria a posição empírica e por fim a síntese uma solução entre a tese e a antítese que seria representado por o criticismo.

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