sábado, 24 de março de 2012

UM POUCO SOBRE OS PENSADORES DE SOCIOLOGIA



                                                  Emile Durkheim
O fato social é objeto central na teoria sociológica de Emile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma e indução sobre os indivíduos que e tida como uma coisa exterior a eles tendo uma existência independente e estabelecido em todo a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecido “Os fatos sociais devem ser tratados como coisas” forneceu uma definição de normal e do patológico aplicada a cada sociedade em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatória para o individuo a superior a ele o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o individuo deve permitir a realização deste, desde que consiga integra-se a essa estrutura.

                                                  Karl Marx

Na sociedade os grupos existentes submetem ou não submetidos como este processo se desenvolve ocasiona a valorização da acumulação (capital) em detrimentos de qualidade de vida. O processo de produção mais existe para atender as necessidades básicas do homem, mas como um meio de adquirir poder  Marx diz e este é um dos pontos mais forte de sua ideologia que regime e o produto de um processo histórico anterior onde o produto deste processo são as mercadorias o próprio trabalhador vende sua força de trabalho e que este regime de produção depende de capital.

                                                   Max Weber
A sociedade pode ser compreendida a parti do conjunto das ações sociais individuais, reciprocamente referidas. O que e ação social? Para Weber qualquer ação que o individuo faz orientando se pela ação dos outro Weber diz que, sempre que estabelece uma relação significativa, que há um sentido entre varias ações social, teremos então relação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário